Nosso passeio de bike começa no Mercado Central de San Pedro que, mesmo com a horda de turistas que visitam Cusco a cada ano, conseguiu manter sua autenticidade. É ali que os cusqueños vão para comprar tubérculos, frutas e legumes que só se encontram nessa parte da América.
A próxima parada é o Mirante do Cristo Branco, com as melhores vistas da cidade. De lá, desceremos para o Bairro de San Blas, com ruas estreitas onde casarões coloniais e lojas de artesanato se revezam.
Uma parada obrigatória é a Pedra dos Doze Ângulos, ícone da intrigante engenharia incaica. Trata-se de um enorme bloco de pedra que foi cortado com precisão para se encaixar com os demais, formando – como o nome indica – 12 ângulos perfeitos. Ele fazia parte da antiga base do palácio Inca Roca, que hoje abriga o Palácio do Arcebispado de Cusco.
O tour termina na Praça de Armas, coração da cidade. Ali, será impossível não notar a grandiosa Catedral de Cusco e a Iglesia de La Compañía de Jesús, de arquitetura barroca.
É imperdível porque...
• Essa é uma forma diferente de conhecer Cusco: além de estar de bicicleta, você passará por pontos não tão óbvios da cidade
• A visita ao Mercado Central de San Pedro e ao Bairro de San Blas são ótimas oportunidades de observar os autênticos produtos locais
• A Pedra dos Doze Ângulos simboliza o capricho e a precisão que os incas tinham com suas construções